Cine e Foto

ROLO DE FILME

Fabricantes de filmes
Entre os fabricantes mundiais de filmes, encontram-se a Agfa-Gevaert, a Fujifilm, a Ilford, a Imation, a Kodak e a Polaroid.

Agfa
AGFA-Gevaert N.V. (Agfa) é uma empresa multinacional belga que desenvolve, produz e distribui produtos e sistemas digitais, assim como analógicos, na área de processamento e reprodução de imagens. A empresa é basicamente dividia em duas áreas: healthcare (saúde) e gráfica. A empresa oferece também produtos para a área cinematográfica.
A AGFA foi durante décadas um dos maiores fabricantes europeus de filmes fotográficos, ficando atrás somente dos seus maiores concorrentes: Kodak e Fujifilm. Em 2004 a AGFA vendeu a sua divisão fotográfica, que apesar de ser o seu carro forte, estava insustentável. O foco das atividades AGFA ficou sendo: produtos para área gráfica e healthcare.

Fujifilm
A Fujifilm Holdings Corporation (富士フイルム株式会社, transl. Fujifuirumu Kabushiki Gaisha) é uma multinacional que atua nos segmentos de imagem e informação. Com sede em Tóquio, foi fundada em 1934 e opera em 25 países, como Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Inglaterra, Indonésia, China, Coreia do Sul e Brasil, somando 12 unidades fabris.
A empresa chegou em 1958 ao Brasil, país escolhido para abrigar sua primeira filial fora do Japão. Com duas fábricas instaladas no país – uma em Caçapava (São Paulo) e outra em Manaus (Amazonas) – a empresa comercializa no Brasil uma ampla variedade de produtos: filmes, câmaras fotográficas digitais, APS, impressoras digitais, papéis fotográficos, CDs, películas de cinema e minilabs convencionais e digitais.
Em 2012, a Fujifilm anunciou que irá abandonar a produção das tradicionais películas para filmes que foram usados em milhares de filmes de Hollywood. Após oito décadas, a empresa resolveu dedicar apenas aos dispositivos digitais.

Ilford Photo
lford Photo é uma empresa da Inglaterra com sede na cidade de Knutsford, Cheshire. Dedica-se à produção de químicos, filmes e papel, principalmente material especializado para fotografia em preto e branco.

Imation
Imation é uma empresa multinacional com sede em Oaksdale, Minnesota, Estados Unidos. Seus principais produtos são os dispositivos de armazenamento e eletrônica de consumo.
A empresa foi fundada em 1996, sendo uma spin-off da 3M.
A empresa tem introduzido algumas tecnologias de armazenamento de dados no mercado, tais como a fita magnética, em 1947 e a disquete de 3.5″ polegadas, em 1984. A empresa tem presença no mercado em mais de 100 países.
A Imation comprou a Memorex em abril de 2006, e a TDK em julho de 2007. Com estas aquisições tornou-se líder em vendas de CD, DVD e de memória flash.

Kodak
A Eastman Kodak Company é uma empresa multinacional dedicada ao design, produção e comercialização de equipamentos fotográficos profissionais, amadores e para as áreas de saúde. Foi fundada por George Eastman, o inventor do filme fotográfico, em 1888.
No primeiro dia do ano de 1881, George Eastman e Henry A. Strong formaram a Eastman Dry Plate Company. Eastman deixou o seu emprego em um banco para dedicar-se inteiramente ao novo projeto, fazendo pesquisas intensas com a intenção de simplificar a fotografia. Em 1888, ele lançou a câmera KODAK, tornando a base da fotografia acessível a todos.
A nova câmera podia ser transportada para qualquer lugar com facilidade. Era pré-carregada com filme suficiente para cem poses. Após a exposição, retornavam a Rochester, onde o filme era revelado.
Em 1884, a parceria de Eastman e Strong formou a nova companhia Eastman Dry Place and Film Company. Em 1889, formou-se a Eastman Company e, a partir de 1892 passou a se chamar Eastman Kodak Company e passou a distribuir mundialmente seus produtos. Isso precisou, logicamente, de uma forte campanha publicitária.
Eastman entendia que para atingir o sucesso de seu empreendimento, era necessário suprir as necessidades e desejos de seus consumidores. E foi investindo e reinvestindo em desenvolvimento através de pesquisas e na construção e extensão dos negócios que ele começou alavancar a sua história.
Em 1900, centros de distribuição foram estabelecidos na França, Alemanha, Itália e outros países da Europa. Uma unidade no Japão estava sendo considerada ao mesmo tempo em que a unidade do Canadá era construída.
Desde 1900 já fazia câmeras fotográficas modernas na época. A Kodak produziu sua primeira câmera digital na década de 1990. O software da companhia chama-se EasyShare.
Em 2007 a empresa lançou o negativo VISION3 em substituição ao VISION2 que teve sua produção encerrada no mesmo ano.
A Kodak possuía operações de manufatura na América do Norte e Ásia, e os produtos Kodak estavam disponíveis em praticamente todos os países.
Em 2012, segundo o The Wall Street Journal a empresa estaria se preparando para solicitar sua falência, o que se confirmou em 19 de janeiro de 2012, quando a Kodak apresentou perante um tribunal de Nova Iorque um pedido de concordata para reorganizar seus negócios.
Em fevereiro de 2012, anuncia que deixará de fabricar câmeras digitais de foto e vídeo.
No ultimo semestre de 2014 que a empresa anunciou o lançamento de smartphones em parceria com a Bullitt Group, sendo o primeiro apresentado em janeiro de 2015 na CES. Os smartphones seriam destinados a entusiastas da fotografia.
No final de 2016, lançou mais um smatphone denominado Ektra que aposta forte na componente de fotografia, incorporando, por exemplo, câmaras de 21 e 13 MP.

Polaroid
Polaroid (marca registrada da Polaroid Corporation) é o nome de um tipo de plástico que serve para polarizar a luz, patenteado originalmente em 1929. Esse plástico é utilizado em diversos produtos, inclusive óculos de sol, microscópios ópticos e mostradores de cristal líquido.

Filme fotográfico
Filme fotográfico ou película fotográfica, (por vezes abreviado por filme ou película), utilizado em fotografia, é constituído por uma base plástica, geralmente tri acetato de celulose, flexível e transparente, sobre a qual é depositada uma emulsão fotográfica. Esta é formada por uma fina camada de gelatina que contém cristais de sais de prata sensíveis à luz que chega a ela através da lente da câmera.
Os sais de prata, quimicamente chamados de haletos ou halogenetos de prata, podem ser mais ou menos sensíveis à luz. Então, há filmes que exigem maior quantidade de luz para registrar as imagens. Outros permitem a captação com menos luz. A essa propriedade dá-se o nome de sensibilidade.
Exposição
Exposição é a quantidade de luz que atinge o filme. Depende da abertura do diafragma e do tempo de abertura do obturador, ou seja, E=IxT (Exposição= Intensidade x Tempo). Número de exposições é a quantidade de imagens que é possível registrarem com o filme. Existem no mercado filmes para 12, 24 ou 36 exposições.
Cor
• Os filmes em cores negativos são destinados a elaboração de ampliações coloridas em papel.
• Os diapositivos (cromos ou slides) são filmes positivos coloridos para transparências (projeções) e serviços gráficos. Há poucos filmes que podem gerar um positivo preto e branco.
• Os filmes a preto-e-branco negativos produzem películas negativas para cópias fotográficas monocromáticas.
Sensibilidade
A sensibilidade dos filmes é indicada normalmente por números ISO do International Organization for Standardization, que é uma fusão dos sistemas ASA (American Standards Association, americano) e DIN (Deutsches Institut für Normung, alemão). Como exemplo, um filme ISO 100/21° é um filme com ASA 100 e DIN 21°. Existe ainda outro sistema da antiga União Soviética, denominado GOST, não sendo mais utilizado hoje em dia.
O sistema ISO de classificação da sensibilidade do filme é aritmético: por exemplo, um filme de ISO 400 é duas vezes mais “rápido” do que um de ISO 200, exigindo metade da exposição. Por outro lado, tem metade da velocidade de um filme de ISO 800, necessitando do dobro da exposição deste. No entanto, quanto maior o número ISO, maior a sensibilidade, e maiores são os grãos dos brometos de prata, resultando numa imagem com pouca resolução.
A sensibilidade dos filmes mais comuns é: ISO 32, 50, 64, 100, 125, 160, 200, 400, 800, 1600 e 3200.
• Filmes de baixa sensibilidade: ISO 32 a ISO 64. São ideais para o trabalho com muita luz (dias ensolarados, sol forte e flashes de alta potência). Em condições favoráveis, esses filmes produzem resultados de grão excepcionalmente fino, o que proporciona boa definição nos detalhes e bom contraste, mesmo em grandes ampliações. São indicados para fotografar retratos, paisagens e temas ligados à natureza.
• Filmes de média sensibilidade: ISO 100 a 400, são os mais populares para os objetivos gerais a que se propõe a emulsão em preto e branco. São filmes de granulação fina e ainda permitem trabalhos em condições de luz um pouco mais variadas. Indicados para dias ensolarados (ISO 100) ou nublados (ISO 200) e flashes de baixa potência (embutido na câmera).
• Filmes de alta sensibilidade: ISO 800 a ISO 3200. Os filmes desta categoria apresentam um aspecto nitidamente granulado quando são ampliados. São ideais para trabalhos com pouca luz, como ambientes externos à noite, museus, teatros e casas de espetáculos em geral sem necessidade de uso de flash ou quando se necessita de alta velocidade para “congelar” o movimento (fotos de ação). Os filmes de ISO acima de 800 geralmente destinam-se a serviços profissionais, pois permitem alterações desses índices em condições extremas.
Código DX é um código impresso na bobina do filme que indicam sua sensibilidade ISO. Este veio facilitar e ajudar o fotógrafo, principalmente o amador, no uso correto do filme para as várias condições de luminosidade. As câmeras atuais possuem leitor de código DX, para ajuste automático de acordo com a sensibilidade do filme utilizado. Nas câmeras profissionais sua ação pode ser cancelada, permitindo ao fotógrafo a escolha do ISO de acordo com a necessidade ou condição de trabalho.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ilford_Photo
https://pt.wikipedia.org/wiki/AGFA
https://www.google.com.br/search?q=ROLO+DE+FILME+ANTIGO+CAIXA+PRETA&safe=active&rlz=1C1AVNG_enBR695BR695&biw=1920&bih=901&tbm=isch&imgil=cemFMOctFGkGnM%253A%253BqKU9UuVjtEnF3M%253Bhttps%25253A%25252F%25252Fpt.aliexpress.com%25252Fblack-box-film_reviews.html&source=iu&pf=m&fir=cemFMOctFGkGnM%253A%252CqKU9UuVjtEnF3M%252C_&usg=__XlJ2b6FjJgVGrV01cLiz0eAf1nY%3D&ved=0ahUKEwjt7oXi7K_QAhXIqZAKHdbHAHEQyjcIJw&ei=VKotWO30BMjTwgTWj4OIBw#safe=active&tbm=isch&q=ROLO+DE+FILME+ANTIGO+&imgrc=3HghIeHBYhx_hM%3A
https://pt.wikipedia.org/wiki/Filme_fotogr%C3%A1fico
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fujifilm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imation
https://pt.wikipedia.org/wiki/Kodak
https://pt.wikipedia.org/wiki/Polaroid