Antônio Moya

Material disponibilizado pelo Portal Artes que trata da Semana de Arte Moderna de 1922. Traz uma pequena biografia deste arquiteto e desenhista. Abusava da imaginação e, devido a isso, nenhum de seus projetos foi executado. 

Ernani Braga -Série “1922 – Hoje Há 100 Anos – A Semana de Arte Moderna

Material disponibilizado pelo site Brasiliana Fotográfica de autoria de André Luís Câmara, poeta, jornalista e Doutor em Literatura pela PUC-RJ, e Andréa C. T. Wanderley, editora e pesquisadora do portal Brasiliana Fotográfica, com inúmeras fotografias de participantes do evento, dentre eles,  Mário de Andrade e Oswald de Andrade. “A Semana de Arte Moderna de 1922, […]

Teoria das três raças e o mito da democracia racial

Material disponibilizado pelo site Brasil Escola de autoria de Rafael Pereira da Silva Mendes, licenciado e bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Explica que esta teoria e o mito da democracia racial fazem parte da cultura brasileira, apresentando uma visão superficial de harmonia e igualdade de raças. Traz os seguintes […]

Democracia Racial

Material disponibilizado pelo site Toda Matéria de autoria de Pedro Menezes, Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação. Explica que a democracia racial é um termo que teve origem na Grécia Antiga, mas restrita apenas a uma classe de cidadãos pelos princípios de “isonomia (igualdade perante as leis) e isegoria (igualdade de participação política)”. […]

Bardi e o Modernismo Brasileiro – de 22 a 72

rasileiro-cat-digital.pdf Material disponibilizado pelo Instituto Bardi de autoria de Renato Anelli e Eugênia Gorini Esmeraldo. Trata da exposição realizada no Instituto Bardi na Casa de Vidro, como parte das comemorações do cinquentenário da Semana de Arte Moderna de 1922. “A arte do neoconcreto Willys de Castro” (1926 – 1988), para o cartaz e capa do […]

Georg Przyrembel

Material disponibilizado pelo Portal Artes que trata do arquiteto polonês que participou da Semana de Arte Moderna de 1922, onde apresentou projetos no estilo neocolonial. São dele  o novo convento e Basílica de Nossa Senhora do Carmo (inaugurado em 1934) na cidade de São Paulo e o Palácio Boa Vista (1938), em Campos do Jordão.